Prestes a assinar o contrato de concessão do Lote 1 das rodovias no Paraná, a Via Araucária, já iniciou as reformas em uma das praças de pedágio. O trabalho ocorre de forma intensa, máquinas e operários, realizam um mutirão para adequar as instalações danificadas para que a operação possa ser realizada. De acordo com o calendário divulgado pelo Governo do Estado, a assinatura de contrato prevista para o dia 26 de janeiro, o início efetivo das operações e a cobrança do pedágio podem ocorrer a partir do dia 26 de fevereiro. O anúncio oficial sobre a data ainda precisa passar por vistoria prévia de técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que dará a autorização ao grupo privado.
CONCESSÃO – A previsão é de que a concessionária do Lote 1 invista cerca de R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. Segundo o planejamento, 75% dos investimentos serão feitos nos primeiros anos do contrato, entre 2024 e 2030.
Isso inclui a implantação de 344 quilômetros de duplicações, 215 quilômetros de faixas adicionais, 32 quilômetros de vias marginais, 27 quilômetros de ciclovia, 63 viadutos e trincheiras, além de passarelas, passagens de faunas e outras obras. A empresa também deverá arcar com aproximadamente R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante o período.