Dicas sobre direitos e deveres dos turistas

Saiba tudo o que precisa para ter uma excelente viagem
  Publicado em: 15/03/2023



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Seja de carro, ônibus ou de avião, viajar é sempre bom, não é mesmo? E fazer isso conhecendo os seus direitos e deveres antes, durante e depois da curtição, é melhor ainda! Para isso, o Ministério do Turismo disponibiliza, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), quatro publicações que orientam na hora de voar ou de pegar a estrada. Confira algumas informações que podem ajudar os turistas de plantão, seja na hora de preparar as viagens ou na prestação de serviços.

Para quem vai conhecer o Brasil de avião, o alerta da cartilha antes de embarcar é para o passageiro não esquecer de imprimir ou baixar no celular o cartão de embarque. Esse documento é emitido pela companhia aérea logo após o check-in, que pode ser realizado pela Internet ou presencialmente. Além disso, deve prestar atenção no horário do seu voo. O viajante deve considerar ainda o trajeto que deve ser percorrido dentro do aeroporto em direção ao portão de embarque. Mesmo que chegue ao portão com a aeronave ainda estacionada, se o embarque já tiver sido encerrado, perderá o voo.

Para atrasos e cancelamentos, a publicação orienta que a empresa deve oferecer algumas alternativas ao passageiro, entre elas a reacomodação gratuita em um novo voo, o crédito para utilização futura e o reembolso integral. Se o atraso for superior a duas horas, a companhia deve providenciar alimentação e, se for superior a quatro horas e exigir pernoite, uma hospedagem se você estiver fora do local de sua residência, além de traslado de ida e volta para a sua casa ou local de hospedagem.


Já no desembarque, os cuidados começam ainda dentro do avião e vão desde aguardar o momento certo para desafivelar o cinto de segurança e conferir se não esqueceu nenhum pertence dentro do avião até o reencontro com a bagagem eventualmente despachada, sinalizada por painéis ao longo do caminho ou pelo sistema de som do aeroporto.


Se você vai pegar a estrada, a publicação “Consumidor Turista -- Viajando de Carro” tem algumas dicas essenciais. O informativo busca garantir melhores experiências aos turistas por meio de orientações que buscam aprimorar as relações de consumo no setor.


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