PERUAÇU É PATRIMÔNIO
    | Crédito: Divulgação

PERUAÇU É PATRIMÔNIO

O país, berço de oito campeões mundiais nos últimos 11 anos



A recente conquista do título mundial de surfe por Yago Dora coloca os holofotes de volta nos "picos" brasileiros, que há mais de uma década formam campeões. O país, berço de oito campeões mundiais nos últimos 11 anos, incluindo o primeiro medalhista de ouro olímpico, Ítalo Ferreira, é um paraíso para os adeptos do esporte.


De norte a sul, o litoral oferece opções para todos os níveis de habilidade. O Sul, em especial Santa Catarina, reúne praias como Joaquina e Vila, que sediam competições internacionais e exigem experiência dos atletas. Mais do que esporte, as "surf trips" movimentam a economia local, fomentam o turismo e reforçam a importância crucial da sustentabilidade para a preservação desses destinos paradisíacos.


A tradicional Festa de San Gennaro, que há 50 anos colore o bairro da Mooca, em São Paulo, com o aroma de macarronada e o som da tarantela, acaba de ser reconhecida oficialmente como manifestação da cultura nacional. A lei, sancionada pelo Presidente Lula, eleva o status de uma das maiores celebrações italianas do país, que já era patrimônio municipal.


Mais do que uma festa, o evento é um mergulho na herança dos imigrantes italianos. Realizada sempre em setembro, ela reúne gerações em torno de barracas de comida típica, missas solenes, procissões e shows ao vivo. Um de seus maiores diferenciais é o forte impacto social: a renda é revertida para obras assistenciais da Igreja de San Gennaro.


Para o Ministério do Turismo, o reconhecimento valoriza a identidade nacional e atraindo visitantes para este legado que movimenta a economia local.