PERUAÇU É PATRIMÔNIO
Cânion do Peruaçu é reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco
O Cânion do Peruaçu, em Minas Gerais, tornou-se reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, o nono título natural para o Brasil. A decisão foi anunciada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Paris. Localizado no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, unidade de conservação criada em 1999 com 56.448 hectares, o cânion recebeu o título por sua relevância geológica, arqueológica, ecológica e paisagística.
Essa importante atração turística mineira recebe milhares de visitantes anualmente. Com o novo reconhecimento, o Brasil agora soma 25 títulos de Patrimônio Mundial (15 culturais, 9 naturais e um misto), consolidando-se como um dos principais detentores de sítios naturais de importância global.
BRASIL NAS TRILHAS
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, novo Patrimônio Mundial Natural da Unesco, está preparado para receber turistas com uma estrutura completa. O local oferece trilhas, mirantes e passarelas que protegem sítios arqueológicos, além de um grupo de condutores ambientais treinados e credenciados pelo ICMBio, garantindo uma experiência segura e única.
A visitação é obrigatória e, só em 2024, a unidade recebeu 14.600 visitantes. Entre os atrativos, destacam-se a Gruta do Janelão, a Trilha do Arco do André e diversas outras grutas com impressionantes pinturas rupestres. O reconhecimento do Peruaçu fortalece a RedeTrilhas, uma iniciativa do Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente e ICMBio. Como destaca o ministro Celso Sabino, a RedeTrilhas promove o desenvolvimento sustentável e o ecoturismo, gerando oportunidades para comunidades locais e conectando áreas de interesse turístico e ambiental em todo o Brasil.
