Curitiba

Comemoração dos 332 anos movimenta a capital
  Publicado em: 10/04/2025



Compartilhe nas Redes

 

OUTROS DESTAQUES

Estados Unidos
Feriados em 2025 - Planeje suas folgas
Olga Botequim
| Crédito: Divulgação
Na semana de comemoração dos 332 anos de Curitiba a cidade ficou movimentada por shows, eventos culturais, programações turísticas e convenções. O impacto dos eventos na semana de aniversário da Capital.

Celebrado dia 29 de março, pode ser observado em diversos setores, como é o caso do turismo, que abrange restaurantes, atrativos e hotéis. Dados do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação apontam que a rede hoteleira registrou praticamente 100% de ocupação. Além de shows, a Expo Turismo Paraná atraiu cerca de 5,3 mil pessoas no Via soft Experience. Já a Convenção da Schultz Operadora reuniria 400 agentes de viagens.

Os dados de ocupação se confirmaram na prática: nas redes sociais não foi difícil encontrar pessoas falando que está difícil achar leitos em hotéis da cidade, explica Karla Sottomaior, vice-presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação. Uma breve pesquisa em aplicativos como Airbnb, Booking e outros também mostrava que não estava fácil reservar um quarto em Curitiba.

Paulo Brazil Mazzeo Neto, do grupo Bristol Hoteis, confirmou. “Estamos com nossos hotéis 100% ocupados. O grande motivo são os eventos na cidade, sobretudo os que o Estado apoia, divulgando o destino Paraná”, falou. Apenas para o show da cantora Olívia Rodrigo, a expectativa é que mais de 40 mil pessoas movimentem a cidade.

O 33º Festival de Curitiba contou com apoio inédito do Viaje Paraná , órgão de promoção comercial do setor no Estado - pela relevância do evento como um fator turístico. Para a edição deste ano, eram esperadas mais de 200mil pessoas, que iriam acompanhar a programação ou, ainda, trabalhar nos 350 eventos que ocupam 70 espaços culturais de Curitiba e da Região Metropolitana.

Sindicatos e associações que trabalham com serviços ligados ao turismo celebram o movimento que os eventos trazem para a Capital, impactando todo o Estado.

“É positivo, porque o Smart City, Expo Turismo, Festival de Curitiba e os demais eventos aumentam em 20% a clientela nos restaurantes”, explicou Luciano Bartolomeu, diretor-geral da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel PR). Fábio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) disse que o fluxo no setor está ótimo. “Os turistas gostam e buscam os bares, aumentando em 30% o faturamento em horário de happy hour. Isso é bom, porque impacta o financeiro e atrai novos clientes.

Quando o atendimento é bem prestado, o turista recomenda o local”, destacou.




| Crédito: Divulgação



GOSTOU!?

Envie a sua sugestão de matéria, sua opinião ou temas para as próximas edições da Revista PG Turismo!