O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, localizado em Içara, no extremo Sul catarinense, foi elevado ao título de Basílica Menor pelo Papa Francisco. O anúncio foi feito em maio, através do bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.
O templo é a primeira Basílica Menor de Santa Catarina. O status de ‘Basílica’ se refere às igrejas que possuem um vínculo particular com a Igreja de Roma e com o pontífice, ou seja, são locais reconhecidos como um verdadeiro centro de ação litúrgica e pastoral na diocese. O Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus foi instalado em 23 de abril de 2017, no bairro Morro Bonito, em Içara.
É a segunda maior igreja do estado de Santa Catarina, construída em um terreno de 13,5 hectares que acolhe praças, caminhos e demais edificações. O conjunto arquitetônico promove um ambiente de peregrinação e reverência tendo como inspiração toda a mística e simbologia dos últimos momentos de Jesus Cristo, antes de sua entrega na cruz.