Mais de 14,6 milhões de visitantes estrangeiros foram ao Japão entre janeiro e maio, segundo dados da Organização Nacional de Turismo do Japão. Em março, o país recebeu quase 3,1 milhões de visitantes, o maior número mensal desde o início dos registros, em 1964. Se essa tendência persistir, é provável que o Japão supere seu recorde de 31,9 milhões de turistas, registrado em 2019 pouco antes da pandemia de Covid-19.
Os gastos totais com turismo receptivo aumentaram para ¥ 1,75 trilhão (US$ 10,8 bilhões) no primeiro trimestre do ano. De acordo com análises da Fortune e dados da Oxford Economics, isso posiciona o turismo como o segundo maior produto de exportação do Japão, superando até os semicondutores e ficando atrás apenas dos automóveis. Segundo Norihiro Yamaguchi, economista sênior da Oxford Economics para o Japão, é a primeira vez desde o último trimestre de 2019 que gastos com turismo ficam em segundo lugar.
Os turistas praticamente desapareceram do país durante a pandemia, mas o movimento se recuperou depois de o Japão começar a relaxar seus controles sobre a Covid, em setembro de 2022. O país suspendeu todas as restrições em abril de 2023.