100 anos da rota 01 de Mototurismo

Evento em Ponta Grossa celebra centenário de desbravadores
  Publicado em: 17/08/2023



Compartilhe nas Redes

 

OUTROS DESTAQUES

Passeio Macuco Safari
Mais atrativos para o WONDER PARK
Bariloche não é só neve
| Crédito: Divulgação
Em meados de agosto de 1923, dois jovens aventureiros desbravaram o que hoje é conhecida como a Rota 01 de Mototurismo do Paraná. E para celebrar o centenário da façanha de Ricardo Wagner e Afonso Lange, a Cavali Pró Eventos organiza o passeio alusivo aos 100 anos da primeira rota de Mototurismo da América Latina”. O evento, que ocorre em 25, 26 e 27 de agosto, promove a integração e o lazer entre amantes do motociclismo.

O passeio será realizado de Ponta Grossa (PR) até Antonina (PR), no dia 26 de agosto, com início previsto para às 8h após a inauguração do monumento em homenagem a primeira rota realizada cem anos atrás. Mas antes, no dia 25, os participantes têm a oportunidade de visitar o Parque Estadual de Vila Velha e participar de atividades de integração com bandas de rock, food trucks e degustação de cervejas artesanais da região. Para isso, os interessados deverão adquirir o kit de inscrição que conta com ingresso de acesso a Vila Velha, camiseta e demais itens, conforme a categoria.

Segundo o responsável pela Cavali Pró Eventos, Alexyan Cavali, organizar um passeio com esta magnitude e representatividade para o turismo no Paraná é um marco na história empresa. “Estamos muito felizes em poder participar dessa iniciativa que partiu da família Wagner”, destaca. Segundo ele, o passeio contará com uma estrutura de apoio aos participantes que envolve o acompanhamento ao longo da trajetória.

O encerramento da programação será na cidade histórica de Antonina, onde também acontece o 3° Encontro de Motociclistas.



História

Em 20 de agosto de 1923, os pontagrossenses Ricardo Wagner e Afonso Lange realizaram um feito inédito. Os motociclistas atravessaram um trajeto de mais de 400 km de estrada, entre ida e volta, partindo de Ponta Grossa, em direção a Antonina para concluir o que ficou conhecido como o primeiro passeio de mototurismo do Brasil. Dirigindo uma Harley-Davinson 16-F, os motociclistas enfrentaram buracos, tempestades, rios e até acidentes de trem para realizar seus objetivos e entrar para a história do mototurismo da América do Sul.

Atualmente, o evento é motivado pelo também motociclista Carlos Eduardo Biazetto. Ele que é um entusiasta também o responsável por manter a tradição, com um link na história.


| Crédito: Divulgação



GOSTOU!?

Envie a sua sugestão de matéria, sua opinião ou temas para as próximas edições da Revista PG Turismo!