Cresce o Turismo de Lazer
Novas atrações refletem na taxa de ocupação de hotéis
As novas atrações do Parque Vila Velha podem estar refletindo diretamente no crescimento no número de turistas em Ponta Grossa. Nos últimos meses, aumentou o movimento de visitantes e não são turistas de negócios, mas de lazer que estão sendo atraídos para a região. Muitos desses atrativos estão no parque desde outubro, quando passaram a ser oferecidos voos em balão estacionário, circuito de arvorismo e tirolesa de 200 metros sobre a Furna 2, além da nova rota de cicloturismo.
“Mesmo operando com 50% da capacidade, nos últimos meses superamos o mesmo período de 2019 em visitação”, revela Leandro Ribas, gerente da Soul Vila Velha, concessionária do parque. No ano passado, o parque recebeu 16.160 visitantes nos meses de setembro, outubro e novembro. Neste ano, nos mesmos meses, já foram mil visitantes a mais.
Quase 40% desses visitantes são de Curitiba. Os ponta-grossenses responderam por 19,72% das visitas. Depois dos paranaenses, os catarinenses são os que mais visitam o parque. “Mas desde que reabrimos, já recebemos, inclusive, turistas internacionais da França e da Holanda. As pessoas estão buscando espaços abertos e o Parque Vila Velha, como todos os Campos Gerais, oferecem muitas opções para isso. Os setores hoteleiro e de gastronomia de Ponta Grossa precisam estar cada vez mais prontos e preparados para essa retomada, que será crescente”, analisa Ribas.
“Tivemos neste ano uma queda acentuada dos visitantes a negócios e eventos em nossa cidade e região devido à pandemia. O que percebemos, agora, é a tendência de as pessoas procurarem viagens rodoviárias, privilegiando atrativos ao ar livre”, avalia Daniel Wagner, gerente do Planalto Select Hotel. Sendo assim, a reinauguração do Parque de Vila Velha sob gestão privada ter ocorrido bem neste momento foi providencial. Isso se soma ainda à reestruturação do Buraco do Padre feita pela Família Scheffer”.
Segundo Wagner, nos três últimos feriados prolongados ocorreu o melhor movimento desde o início da pandemia. “Percebemos que mais da metade de nossos hóspedes portavam a pulseira de visitante de um desses dois atrativos. Trabalho no Turismo há mais de 20 anos, e nunca, até então, pudemos contar com Vila Velha como sendo um fator significativo para incrementar a ocupação hoteleira da região. Então, estamos muito otimistas com esta nova fase”, ressalta.
Galeria de Fotos
Confira mais imagens
