Carnaval com Faturamento Recorde

O Carnaval de 2025 chegou ao fim com grande movimentação financeira
  Publicado em: 11/04/2025



Compartilhe nas Redes

 

OUTROS DESTAQUES

Curitiba
Olga Botequim
Expresso do Trem Caiçara
| Crédito: Divulgação
O Carnaval de 2025 chegou ao fim com grande movimentação financeira e de público nos principais destinos que celebram a data. Atraindo grandes holofotes às festividades do Estado, milhares de foliões e turistas frequentaram as programações em Curitiba e nos municípios do Litoral do Paraná.

A movimentação também foi benéfica a diversos setores ligados ao turismo paranaense, que registraram aumentos significativos nas vendas e ocupação no período. A folia do Litoral foi responsável por atrair mais de 1,3 milhão de pessoas ao longo de suas programações, enquanto o tradicional desfile de escolas de samba e a Zombie Walk em Curitiba captaram mais de 70 mil pessoas no último sábado e domingo. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Prefeitura de Curitiba.

Segundo o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação, o Litoral do Paraná – contando os sete municípios e a Ilha do Mel – teve uma ocupação de 95% em sua rede hoteleira durante o feriado de Carnaval. Ainda segundo o órgão, Curitiba registrou uma média de 80% na taxa de ocupação de seus meios de hospedagem no mesmo período. A infraestrutura turística, gastronomia e programações gratuitas influenciaram os bons números conquistados pelo setor. Conforme projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), a expectativa era de que o Carnaval 2025 gerasse um faturamento de R$ 712 milhões no Paraná, 3,6% a mais que o ano anterior. Outros dados que reforçavam o grande movimento no Estado durante a folia eram da Prefeitura de Curitiba, que previa um movimento 10% maior na Rodoviária da Capital.

A movimentação se comprovou dentro de grande parte dos setores ligados ao turismo e entretenimento. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas, esses estabelecimentos registraram um aumento de 50% nas vendas durante o Carnaval curitibano, além de um aumento de

20% na contratação de mão de obra temporária. Em outro recorte, a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-PR) aponta que houve um aumento de 25% na busca de turistas pelo destino Paraná durante o período. É o que explica João Alceu Rigon Filho, presidente da associação estadual. “Junto aos nossos associados, também notamos um aumento na presença de turistas latino-americanos no Paraná durante o Carnaval. Encaramos isso como uma influência dos voos diretos, que ligam o Estado a outros países. Essa tendência positiva deve continuar em crescimento”, afirmou.


| Crédito: Divulgação



GOSTOU!?

Envie a sua sugestão de matéria, sua opinião ou temas para as próximas edições da Revista PG Turismo!