Fale conosco
 |  
Ed. Anterior
 |  
Conveniência 
 |  
Blogs
 |  
Mídia Kit
 |  

 

PARANÁ:
Paraná assume Vice-Presidência do Fórum Nacional do Turismo



O secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, foi eleito vice-presidente do Fornatur – Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, em reunião realizada em São Paulo durante o WTM – World Turism Market Latin American, a versão latina do maior evento de Turismo do Mundo. O novo presidente é o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix.

Composto por secretários de estado de turismo ou presidentes de órgão estaduais de turismo, o Fornatur delibera sobre os temas relevantes do turismo nacional, incorporando as demandas estaduais e regionais.

“Esse é um fórum onde os estados podem contribuir para o desenvolvimento do turismo nacional. Num momento político conturbado por que passa o país, inclusive com a saída do ministro do turismo, precisamos dar nossa colaboração”, afirma Douglas Fabrício.

Uma das bandeiras da nova direção do Fórum Nacional é ampliar os recursos federais destinados ao Ministério do Turismo. Os secretários de Estado reclamam do baixo investimento feito pela pasta em projetos de desenvolvimento interno e, principalmente, em ações de divulgação e marketing do turismo brasileiro e regional nos mercados emissores. "O Ministério do Turismo ficou em penúltimo colocado na questão do orçamento", ressalta Felix. "Outra prioridade nossa é saber qual será a participação de cada Estado na Casa Brasil durante as Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio", afirma, sobre o espaço de promoção turística, esportiva e de negócios criado pelo Governo Federal.

“O turismo é o setor que pode fazer a economia se recuperar no país. É preciso investir principalmente na divulgação de nossas atrações turísticas para atrair turistas do mundo inteiro”, disse o secretário paranaense.

Os temas que farão parte das próximas pautas do Fonatur são: orçamento do turismo, verbas descentralizadas, aviação regional, Cadastur (cadastro de prestadores de serviços no turismo), promoção nacional e feiras, promoção internacional e feiras, Mercosul, regionalização, cassinos, vistos, espaço Fornatur-Rio de Janeiro e Casa Brasil nas Olimpíadas.