Fale conosco
 |  
Ed. Anterior
 |  
Conveniência 
 |  
Blogs
 |  
Mídia Kit
 |  

 

ABAV Expo:
ABIH Nacional propõe desoneração tributária para o turismo

Presidente da entidade participa da abertura da ABAV Expo, no Anhembi


    O turismo é a terceira geração de receitas do mundo e representa 8% da massa trabalhadora do planeta, mas o Brasil parece fechar os olhos para essa realidade. Diante desse cenário, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) encaminhou recentemente ao Senado uma minuta de Projeto de Lei que propõe a regulamentação da Airbnb Brasil e defende a desoneração tributária para toda a cadeia produtiva do setor.

    A proposição da entidade leva em conta estudos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de que 109 milhões de brasileiros ascenderam à classe C e apenas 4% deles têm acesso à prática do turismo doméstico. “A ABIH Nacional coloca-se ao lado de um projeto de alcance nacional, aplicando a desoneração fiscal e tributária a toda cadeia produtiva do turismo, que poderá gerar uma grande novidade em relação a empregos e acesso à cultura. Será um divisor de águas na economia brasileira”, afirma Nérleo Caus, presidente da associação.

   Caus estará nesta quinta-feira na abertura da 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, que se realizará no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista. A abertura do evento será às 9h e a feira começará ao meio dia, com o corte simbólico da fita.

    “Aqui no Brasil praticamos o colonialismo tributário quando cobramos ICMS nos voos internos, o que difere em relação aos voos internacionais. Essa diferenciação gera uma ampliação substanciosa na nossa balança comercial do turismo, haja visto que os brasileiros gastaram US$ 25 bilhões no exterior no ano passado”, declara o presidente da ABIH Nacional.