O Festival Rota 01 que está acontecendo em Ponta Grossa reúne motociclistas de todo o País. O casal Cristina Ito Souza e José Sérgio Fagundes Souza veio de Boituva, São Paulo, distante 450 quilômetros. É a primeira vez que participam do Festival.
"Soubemos pelos coordenadores do Grupo Bodes do Asfalto e achamos interessante vir conhecer Ponta Grossa e Vila Velha. Como motociclista, a gente sabe que teve o primeiro passeio de moto da América aqui e gostaríamos muito de participar desse momento", justifica José Sérgio. "A gente sempre passou por Ponta Grossa, mas como caminho para outro lugar. Passamos diversas vezes, mas nunca paramos porque eu não sabia que existia um evento dessa magnitude. É muito legal. E a cidade cresceu muito. Há anos passamos por aqui e não havia nada e, agora, sim, há muita coisa, que justifica vários outros passeios pra cá. Com certeza iremos voltar", afirma Cristina. "Além da paixão pela moto, viemos pelo evento em si. O passeio no parque (de Vila Velha), bem bonito, e pela junção do grupo, sempre andamos juntos. Estamos em nove motos da cidade, em dezesseis pessoas", conta Sérgio. "Depois da pandemia, diminuímos bastante nossas viagens. Três no máximo por ano", cita Cristina.
O grupo chegou na noite de ontem. Está hospedado no Planalto Select Hotel. "Excelente hotel. Fomos muito bem recepcionados. Acomodação excelente. Café da manhã ótimo, muito boa localização. Gostamos bastante", elogia Sérgio.
Criado para comemorar os cem anos da primeira viagem de moto já registrada na América do Sul, o Festival Rota 01 festeja a viagem feita por Ricardo Wagner, pilotando uma Harley-Davidson F-16 e Afonso Lange, pilotando uma Indian Scout, dois ponta-grossenses que viajaram até Antonina, no dia 23 de agosto de 1923. O festival é gratuito e tem uma programação repleta de atrações.