IBGE: atividades turísticas acumulam alta de 7,5%

Alta nas atividades turísticas entre janeiro e novembro de 2023
  Publicado em: 20/01/2024



Compartilhe nas Redes

 

OUTROS DESTAQUES

Novas temporadas
Bonito é reconhecida pela ONU
Taxa Zero
| Crédito: Divulgação
Turismo nacional continua computando números positivos. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada todos os meses pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro a novembro do ano passado, o índice de atividades turísticas registra alta de 7,5%, frente ao mesmo período de 2022.

O destaque está no aumento da receita obtido por empresas dos ramos de locação de automóveis; serviços de bufê; hotéis; agências de viagens; transporte aéreo; restaurantes; e rodoviário coletivo de passageiros.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comenta os bons resultados apresentados pelo setor no ano passado. “2023 marcou nosso setor que já demonstra que o impacto da pandemia está no passado. Temos todas as boas condições de, nesse ano, avançarmos, fortalecendo o turismo nacional e contribuindo com o aumento da abertura de postos de trabalho e de renda para o brasileiro”, afirma. Até novembro de 2023, segundo o Painel de Chegadas da Embratur, mais de 5,2 milhões de visitantes estrangeiros desembarcaram no Brasil. Esse é o melhor resultado nos últimos três anos para o setor. O mês de novembro registrou a segunda maior chegada de turistas internacionais da história - com 504.395 visitantes - perdendo apenas para o 11º mês de 2015.

O turismo foi responsável pela criação de 23.521 vagas formais, segundo informações do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


| Crédito: Divulgação



GOSTOU!?

Envie a sua sugestão de matéria, sua opinião ou temas para as próximas edições da Revista PG Turismo!