Vinícolas do Alentejo

Maior região de Portugal guarda muitos tesouros
  Publicado em: 23/02/2022



Compartilhe nas Redes

 

OUTROS DESTAQUES

América do Sul
MOTOTURISMO
Novas temporadas
| Crédito: Divulgação

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é conhecido por seus vinhos de altíssima qualidade. Não é à toa que a região – a maior do país - é destaque quando o assunto é enoturismo. São diversas propriedades espalhadas pelo território, que oferecem as mais variadas e inesquecíveis experiências enogastronômicas.

Confira os detalhes de cinco vinícolas alentejanas que valem a pena serem descobertas em 2022. 


Adega Mayor

Em Campo Maior, a primeira adega de autor de Portugal já chama a atenção na chegada por seu projeto arquitetônico que é referência no mundo todo, assinado por Siza Vieira. Ali, os viajantes podem ver de perto como são feitos os vinhos, conhecer a propriedade, aprender sobre a produção, participar de degustações e assistir a workshops especiais. Na época das vindimas, entre agosto e setembro, também é possível participar da colheita.

A Adega Mayor também tem experiências não relacionadas ao vinho, como passeios de barco e bicicleta e voos de balão.


Adega Vila Santa

Esta adega é parte do renomado Grupo João Portugal Ramos. Situada em Estremoz, é o local que o importante produtor escolheu para fazer seus primeiros vinhos, em 1989. Provas de vinhos e almoços são apenas o começo das  opções enoturísticas da adega: há também piqueniques nas vinhas, tapas com vinhos, a incrível experiência de ser enólogo por um dia, workshop de cozinha e até mesmo um jogo no estilo escape room.


Carmim

A Carmim, ou Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, tem 50 anos de história e 850 associados, que correspondem a mais de 3,6 mil hectares de vinhas. Produz 74 rótulos diferentes, dos brancos aos tintos, passando por licorosos, rosés e espumantes. Os programas de enoturismo podem incluir atividades como visita guiada, provas de vinhos e petiscos, visita à wine shop, atividades nas vindimas, entre outros.


Herdade Abegoaria dos Frades 

Esta herdade com 500 hectares na região do Alqueva foi criada para se tornar um dos melhores projetos enoturísticos de Portugal. Para isso, além da produção de vinhos, conta também com um belíssimo hotel de charme. Os visitantes podem conhecer toda a propriedade em um passeio de jipe, provar os vinhos à beira da piscina, fazer piquenique nas vinhas ou até mesmo apreciar um jantar romântico após curtir o pôr do sol de uma das torres da Abegoaria.


Honrado Vinyeards

A propriedade situada na região de Vila de Frades é mais que especial, já que produz vinho de talha, feito de forma artesanal com uma técnica milenar de fermentar a uva em grandes recipientes de barro – uma herança dos tempos em que os romanos ocuparam o Alentejo, há mais de dois mil anos. Além de oferecer diferentes provas de vinhos, a Honrado Vineyards promove workshops sobre degustação de vinhos e sobre o vinho de talha, além de pacotes de dia completo em que se pode passar um dia como um produtor de vinho.




| Crédito: Divulgação



GOSTOU!?

Envie a sua sugestão de matéria, sua opinião ou temas para as próximas edições da Revista PG Turismo!