A dama do Turismo, prefeita

Elizabeth Schmidt entra para a história como a primeira prefeita eleita de Ponta Grossa
  Publicado em: 15/12/2020



Compartilhe nas Redes

 

OUTROS DESTAQUES

Kits de churrasco com a Espetinhos Curitiba
Destinos Nacionais
Mobilet’s
A dama do Turismo, prefeita | Crédito: Revista PG Turismo

      Elizabeth Silveira Schmidt vai governar Ponta Grossa pelos próximos quatro anos. Vencedora da única disputa feminina do país neste século, no segundo turno das eleições municipais, a professora candidata pelo PSD recebeu 87.932 votos, 52,38% dos votos válidos. Como afirmou em entrevista à PG Turismo em nossa última edição, Elizabeth tem a convicção de que o envolvimento cada vez maior da iniciativa privada, através da formalização, das parcerias e da adequação da cidade como destino levará a excepcionais resultados em curto prazo.

      Entre as suas principais propostas para as áreas de inovação e competitividade turística, professora Elizabeth elencou a construção do novo aeroporto; criação de produtos, serviços e rotas turísticas; qualificação e preparo de mão-de-obra; e, principalmente, tratar o Turismo como indústria. “Aliás, esse processo já começou com implantação da Lei de Incentivo a eventos, que terá sua verba duplicada”, destaca a prefeita eleita.


Trajetória

      Elizabeth já tinha sido a primeira mulher a ser candidata a vice-prefeita de Ponta Grossa, em 2000. Em 2002, foi candidata a segunda suplente da candidatura ao Senado de Nitis Jacon, pelo PSDB. Nas eleições de 2014, foi candidata a deputada federal, ficando na suplência pelo PSB. Possui experiência na gestão pública municipal como secretária municipal de Cultura e Turismo, Administração e Recursos Humanos.

       Em 2016 elegeu-se vice-prefeita na chapa com o atual prefeito Marcelo Rangel e acumulou por mais de um ano a função de presidente da Fundação de Turismo. Neste período fortaleceu a marca Ponta Grossa Turística, foi a primeira coordenadora do Fórum G11 do Turismo Paranaense, conquistou a vaga para Ponta Grossa no Conselho Estadual de Turismo, revisou e ampliou a lei de incentivo a eventos geradores de fluxo turístico - Lei 12.066/2014, promoveu o cicloturismo e participou da definição das primeiras ciclofaixas da cidade. Elizabeth realizou a press trip internacional em Ponta Grossa, Castro e Carambeí. Fomentou a realização de eventos turísticos em Ponta Grossa, criou o Observatório do Turismo, implantou o programa de promoção turística Ponta Grossa Turística 2026, ampliou o uso de ferramentas digitais - QR Code, realidade aumentada, redes sociais, e em parceria com a UEPG promoveu a tradução do site Ponta Grossa Turística para vários idiomas.

      A prefeita eleita foi reconhecida com a Menção Honrosa em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, pela Assembleia Legislativa do Paraná, recebeu o prêmio Destaque do Turismo Paranaense, concedido pela Fecomércio/PR, e desde 2013 é Cidadã Benemérita de Ponta Grossa.




A dama do Turismo, prefeita | Crédito: Revista PG Turismo



GOSTOU!?

Envie a sua sugestão de matéria, sua opinião ou temas para as próximas edições da Revista PG Turismo!